A importância da segurança em eventos

A segurança em eventos deve ser uma prioridade dos organizadores. A falta de proteção apropriada pode levar a grandes tragédias, como o incêndio da boate Kiss, em Santa Maria/RS, no ano de 2013 — um incêndio que matou mais de 200 pessoas e deixou mais de 600 feridos. Outro exemplo é o tiroteio na boate Pulse, em Orlando (nos EUA), que matou cerca de 50 pessoas, em junho de 2016.

Embora esses sejam exemplos de eventos abertos, com caráter de entretenimento, a mesma lógica vale para todos os outros tipos de acontecimentos sociais. Inclusive, para os de caráter corporativo e pessoal (como confraternizações de final de ano e festas de casamento).

A infraestrutura adequada é um dos fatores que garantem a segurança dos participantes, como a existência de extintores, ventilação adequada e saídas de incêndio. Porém, somente uma boa infraestrutura não é o suficiente.

Outro fator essencial é a equipe de apoio. Logo, é importante contar também com profissionais capacitados para o atendimento médico e segurança, que estejam no local e sejam bem preparados para agir imediatamente no caso de alguma ocorrência.

Formadas por profissionais especializados, essas equipes podem evitar que haja vítimas graves ou fatais se um incidente acontecer no seu evento. Você pode ter uma equipe própria, mas a alternativa mais vantajosa é terceirização do serviço.

Mas esse não é o único motivo pelo qual é importante investir na segurança. Tenha em mente que, em eventos abertos, se o público estiver preocupado com a falta de proteção no local, isso poderá afetar o sucesso dele. Portanto, manter uma equipe de segurança visível, nas entradas e saídas, e também circulando pelo espaço, é uma forma de garantir mais conforto aos participantes, para que assim, eles possam aproveitar o momento.

Para completar, quando um evento tem boa segurança, os comentários de feedback são mais positivos. Estas avaliações, que se espalham pela internet — especialmente por meio das redes sociais – trarão mais visibilidade para você e sua empresa, além de ser uma forma de marketing eficiente e gratuita. Assim, você começa a conquistar mais público para os seus próximos eventos.

 

Fonte: Seguridade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *