Em quais situações uma equipe de segurança pode intervir? Aqui vai uma lista de situações, que você jamais desejará enfrentar no seu evento e nas quais uma equipe de segurança pode colaborar:
retirada de indivíduo sem convite, ingresso ou credencial;
controle de indivíduo armado;
controle de brigas no espaço do evento;
auxílio à evacuação do espaço, em caso de incêndio, explosão, vazamento de gás ou outros.
As chances de que uma situação como esta aconteça são diretamente proporcionais ao tamanho do evento e a quantidade de pessoas participando. Porém, até em eventos de menor porte, a segurança não deve ser dispensada. Em vez disso, você pode apenas reduzir a equipe. A recomendação é que a equipe de segurança corresponda a 2% do total de participantes. Ou seja, em um evento com 100 participantes, é preciso ter 2 seguranças.
Levando em consideração este cálculo, eventos de grande porte — como feiras e exposições — podem precisar de dezenas de seguranças atuando constantemente. Nestes casos, organizar a equipe pessoalmente é um grande problema. Ao optar pela terceirização do serviço, você pode delegar essa tarefa, economizando tempo e dinheiro.
É importante reforçar que a segurança terceirizada resolverá, além do problema da equipe, a questão dos equipamentos utilizados. Você não precisará comprar, por exemplo, câmeras, monitores de vigilância ou triciclos para o deslocamento no espaço do evento, pois tudo será fornecido pela empresa terceirizada.